Especialidades

1. Alergias oculares

Alergias Oculares - Dra. Virgínia Apolônio

As alergias oculares atingem entre 15% a 20% da população mundial, afetando as pálpebras e a córnea e tendo sua maior incidência em pessoas que já sofrem com algum outro tipo de alergia, como asma, rinite e sinusite.

2. Blefarite

Blefarite - Dra. Virgínia Apolônio

A blefarite é a inflamação das pálpebras, normalmente crônica. Pode acometer todas as faixas etárias. Normalmente está relacionada a uma disfunção na produção e composição da parte oleosa/gordurosa da lágrima.

3. Ceratocone

Ceratocone - Dra. Virgínia Apolônio

O ceratocone é uma doença que afeta a córnea deixando-a mais fina e menos resistente. Com a pressão intraocular constante, ocorre uma modificação na sua espessura e formato, que se deforma e adquire uma aparência de cone(“pontiaguda”) gerando alto astigmatismo.

4. Conjuntivites

Conjuntivites - Dra. Virgínia Apolônio

Conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte branca do globo ocular(esclera) e o interior das pálpebras. Algumas formas de conjuntivite podem apresentar sequelas ou a necessidade de um tratamento mais complexo.

5. Descolamento de retina

Descolamento de retina - Dra. Virgínia Apolônio

Os pricipais fatores de risco são: alta miopia(maior de 6 “graus”), trauma ocular, histórico de cirurgias oculares, presença de doenças oculares(retinopatia diabética, retinopatia da prematuridade, retinopatia falciforme, uveítes, etc).

6. DMRI

DMRI - Dra. Virgínia Apolônio

Doença em que a mácula (região central da retina, responsável pela visão de detalhes e cores) é lesada em função do envelhecimento. A Doença Macular relacionada à Idade é principal causa de perda da visão central nos idosos.

7. Glaucoma

Glaucoma - Dra. Virgínia Apolônio

É uma doença que acomete o nervo óptico provocando perda de fibras nervosas, alterações no campo visual, podendo levar à cegueira se não tratado. O glaucoma não tem cura.

8. Hemorragia subconjuntival

Hemorragia subconjuntival - Dra. Virgínia Apolônio

Conhecida popularmente como “derrame nos olhos”, é uma condição que assusta muito o paciente que se depara com uma grande mancha vermelha na parte branca do olho. Não tem sintomas, não dói nem causa baixa visual.

9. Moscas Volantes e fotopsias

Moscas Volantes e fotopsias - Dra. Virgínia Apolônio

Moscas volantes são manchas ou pontos escuros no campo de visão. O paciente tem a sensação de ver manchas, ou corpos flutuantes que parecem estar na frente do olho.

10. Pterígio

Pterígio - Dra. Virgínia Apolônio

O Pterígio, popularmente chamado de “carne crescida”, consiste em uma lesão benigna causada pelo crescimento de tecido fibrovascular da conjuntiva em direção à córnea.

11. Catarata

Catarata - Dra. Virgínia Apolônio

A catarata é a opacificação da lente natural dos olhos, chamada de cristalino. Assim, a luz não consegue atravessar as estruturas oculares e a visão fica prejudicada.

12. Uso correto do colírio

Como pingar colírio da forma correta? - Dra. Virgínia Apolônio

1. Lave as mãos. 2. Movimente a cabeça para trás e olhe para cima. 3. Com a ponta dos dedos puxe suavemente a pálpebra inferior para baixo.

13. Exame Oftalmológico

A importância do exame oftalmológico periódico em cada fase da vida - Dra. Virgínia Apolônio

Independente da faixa etária, os cuidados com a saúde ocular e o atendimento por um médico oftalmologista são importantes para proteger a visão, e, por isso, é fundamental que sejam realizados periodicamente.

14. Como limpar os olhos do bebê?

Como limpar os olhos do bebê? - Dra. Virgínia Apolônio

Para limpar os olhos do bebê, deve-se utilizar gaze, algodão ou pano limpo, molhado em água filtrada e fervida. Realize movimentos delicados sem apertar os olhos.

15. Erros refrativos

Erros refrativos: o que é miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia? - Dra. Virgínia Apolônio

O que é miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia? MIOPIA: Erro refrativo que ocorre quando o olho é mais longo que o normal, fazendo com que a imagem seja projetada antes da retina.

16. Lentes de contato

Lentes de contato - Dra. Virgínia Apolônio

Lentes de contato são todas iguais? Não. Existem diferentes tipos de lentes de contato com materiais, tempo de duração e para odos os tipos de erros refracionais(graus).

17. Lentes Intraoculares

Informações sobre Lentes Intraoculares(LIOs) - Dra. Virgínia Apolônio

Por que implantar uma lente intraocular? Durante a cirurgia de catarata, após a remoção do cristalino opacificado (catarata), uma lente intraocular deverá ser implantada...

18. Retinopatia diabética

Retinopatia diabética - Dra. Virgínia Apolônio

Os diabéticos têm maior tendência ao desenvolvimento de diversas complicações, entre elas, a retinopatia diabética(RD). Para evitar as complicações oculares do diabetes...

19. Gravidez e alterações oculares

Gravidez e alterações oculares - Dra. Virgínia Apolônio

É comum que as alterações do metabolismo, do perfil hormonal e da circulação na mulher grávida, afetem o funcionamento da visão, ocasionando distúrbios temporários ou até mesmo permanentes.

20. O uso de maquiagem nos olhos com segurança

O uso de maquiagem nos olhos com segurança - Dra. Virgínia Apolônio

O uso indevido de maquiagem, ou mau uso, pode causar diversos problemas oculares como inflamação nas pálpebras(blefarites), conjuntivites alérgicas, tóxicas ou infecciosas e ceratites.

21. Óculos

A visão e o uso correto dos óculos - Dra. Virgínia Apolônio

Os óculos são a maneira mais simples de se corrigir as ametropias – erros refrativos oculares. Estima-se que cerca de 15% das crianças e quase todos os adultos acima de 45 anos precisem usar óculos.

22. Síndrome do olho seco

Síndrome do olho seco - Dra. Virgínia Apolônio

A Síndrome do olho seco acomete até 40% da população. É um problema crônico, caracterizado por alterações na produção de lágrima (pouca e/ou de má qualidade).

23. Teste do olhinho

Teste do olhinho - Dra. Virgínia Apolônio

O teste do olhinho (ou o teste do reflexo vermelho) é um exame que deve ser realizado em todos os bebês após o nascimento. Pode ser realizado pelo pediatra, preferencialmente antes da alta da maternidade.

24. TV e Computador

Síndrome da visão do usuário de computador - Dra. Virgínia Apolônio

Você sente seus olhos cansados após usar o computador? Então você pode estar sofrendo da "Síndrome da Visão do Usuário de Computador". Estudos mostram que 75 a 90% dos usuários de computador podem apresentar sintomas.

25. Cirurgia refrativa

Cirurgia Refrativa - Dra. Virgínia Apolônio

A cirurgia refrativa é um procedimento oftalmológico que visa corrigir as ametropias (miopia, hipermetropia e astigmatismo).

 
 
Centro Visual Valter Justa: Rua Nogueira Acioli, 1146
; tel 085 3254.7700
Oftalmed: Rua Carlos Vasconcelos, 1516
; tel 085 3224.3761
Oftalmoclínica: Av. 13 de maio, 1806
; tel 085 3243.4477
Bioclínica: Av. João de Araújo Lima, 801
; tel 085 3033.2323
     

Todos os direitos reservados.© 2016.